fevereiro 06, 2009

Montagem de aquários - Parte I

Existem muitas maneiras de montar um aquário e todas dependem das espécies que queremos manter.
Desta forma, quando pensamos em montar um aquário, devemos sempre planear previamente o que queremos fazer dele, isto é, se queremos um aquário cujo ponto de interesse sejam os peixes ou, pelo contrário, as plantas.

A meu ver, existem essencialmente 4 tipos de aquários:

  1. Aquário comunitário: provavelmente este é o tipo de aquário mais comum, onde são mantidos peixes e plantas provenientes de diferentes zonas geográficas em condições que satisfaçam todas as espécies de um modo geral.
  2. Aquário biótopo: neste tipo de aquário pretende-se recriar um habitat natural de um grupo de peixes e plantas, quer em condições de água quer em aspecto. Geralmente, um aquário biótopo requer mais preparação que outros tipo de aquário, pois é necessário determinar as espécies de fauna e florfa que existem no habitat que queremos recriar, as condições de água que necessitam, e a sua compatibilidade.
  3. Aquário de espécie: geralmente indicado para fauna, este tipo de aquário destina-se a albergar apenas uma espécie de peixe o invertebrado, onde as condições da vida selvagem são recriadas. Este tipo de aquário é muitas vezes utilizado em espécies wild caught que se pretendem reproduzir em cativeiro
  4. Aquário plantado: os aquário plantados ganharam relevância nas últimas duas décadas, muito devido aos trabalhos de Takashi Amano, que introduziu o estilo Nature na aquariofilia. Utilizando esta técnica, são muitas vezes recriadas paisagens terrestres variadas, desde planícies verdejantes a escarpas montanhosas. www.takashiamano.kit.net

Depois de escolher a fauna e a flora que se pretende manter, é necessário escolher as dimensões do tanque. Essas dimensões poderão limitar o número e variedade de peixes e plantas que se podem manter, sendo necessário estabelecer um compromisso entre o que se quer manter e o orçamento disponível. De um modo geral, tanques em que a profundidade e altura são metade do valor do comprimento, dão origem a resultados mais apelativos do ponto de vista estético. Isso deve-se ao facto de se disponibilizarem mais camadas de plantação, o que confere maior "profundidade" ao aquário, como veremos num próximo capítulo.
É importante referir que quanto maior o aquário, menor será a dificuldade de manutenção, pois é necessário muito mais tempo para que as condições de equilíbrio sejam perturbadas. Por outro lado, a montagem e processo de ciclização de aquários grandes aumentam com o seu tamanho.

Depois de escolhido o plano do aquário que se deseja montar, segue-se a escolha do equipamento (próximo capítulo)

Sem comentários:

Enviar um comentário