fevereiro 04, 2009

Anfíbios

Os anfíbios são animais de sangue-frio cujo ciclo de vida é composto por uma fase inicial aquática, seguida de uma fase terrestre que tem origem com uma metamorfose. São exemplos disso as rãs, os sapos, as salamandras...




Estes animais ocupam os mais variados nichos ecológicos e são actualmente considerados como indicadores ambientais. Com efeito, de entre todos os grupos de seres vivos, os anfíbios são largamente os mais afectados pelas alterações climáticas e poluição, admitindo-se que mais de metade de todas as espécies esteja actualmente em vias de extinção. Isto deve-se ao facto de estes animais dependerem da terra e da água para compeltar o seu ciclo de vida, bastando o distúrbio de um deles para serem afectados. Para além disso, a sua pele fina que lhes permite viver nos dois meios, é muito permeável a poluentes.



Uma das principais ameaças a este grupo de animais é o fungo chytridiomycota, disseminado globalmente por carregamentos de exemplares da espécie Xenopus laevis, muito comum em lojas de aquariofilia. A introdução deste fungo em ecossistemas pode levar à eliminação de toda a população de anfíbios e actualmente não se conhecem meios para a sua erradicação.

Existem diversos programas para a preservação da diversidade biológica de anfíbios, sendo provavelmente a "Amphibian Ark" o mais conhecido. Esta organização é composta por diferentes grupos especializados em anfíbios e preservação da vida animal. São desenvolvidos diversos programas para a reprodução em cativeiro de espécies ameaçadas que envolvem inúmeros jardins zoológicos de todo o mundo, onde as espécies são mantidas até que a sua sobrevivência no meio selvagem seja assegurada.

A nível particular, a manutenção das espécies comerciais e a tentativa da sua reprodução nos nossos terrários poderão trazer novas informações estas iniciantivas. Para além disso existem programas de voluntariado nos quais pessoas mais experientes neste hobby podem participar.

Deixo alguns links com informações relevantes

www.mongabay.com
www.amphibianark.org
www.saveafrog.com
http://talkto.thefrog.org/index.php?action=vthread&forum=3&topic=14868



Sem comentários:

Enviar um comentário