novembro 13, 2009

Terrário vertical

Existem diversas espécies de anfíbios arborícolas que passam a maior parte do seu tempo nas copas das árvores. Para manter estas espécies, devemos fornecer-lhes bastante espaço vertical para que possam trepar e saltar como no habitat natural. Isto levanta um novo desafio para a montagem de terrários, especialmente do ponto de vista estético quando se desejam utilizar plantas naturais. A plantação vertical requer um suporte físico que mantenha as plantas suspensas e que permita a aplicação de substrato.
A minha técnica é fazer uma parede vertical de poliuretano expandido que irá aderir ao vidro e manter tudo no lugar. Este método envolve um planeamento do local e do tipo de plantas a utilizar, uma vez que a colocação dos vasos é feita no momento em que a espuma é colocada no tanque.
Contudo, a cor esbranquiçada da espuma de poliuretano não confere um ar natural ao terrário, pelo que é necessário dar-lhe outro aspecto. Uma das técnicas que prefiro utilizar consiste em cobrir toda a espuma com silicone castanho e, enquanto húmido, cobri-lo de substrato seco (húmus de côco, turfa, etc...)
As melhores plantas para utilizar em paredes verticais são as bromélias e trepadeiras como ficus pumila e hedera helix, visto que possuem sistemas radiculares pouco volumosos que permitem a sua utilização em vasos de volume reduzido.

Ficam aqui exemplos de terrários que montei com paredes de poliuretano:

Sem comentários:

Enviar um comentário