fevereiro 15, 2009

Terrários - parte I

No hobby de manutenção de anfíbios, a palavra terrário é utilizada de modo abrangente, e pode designar 3 tipos de montagens diferentes:

O terrário (propriamente dito): montagem composta por uma zona terrestre em que as plantas podem estar plantadas no solo ou suspensas verticalmente em estruturas como troncos, paredes, rochas. Pode conter pequenas partes aquáticas em recipientes de pequena profundidade, geralmente utilizadas por anfíbios para se hidratarem. Este tipo de montagem é muito utilizado na construção de arranjos decorativos onde são mantidas exclusivamente plantas.

O aqua-terrário: esta montagem é composta por uma parte aquática e uma parte terrestre em que a água e o substrato não entram em contacto directo. Nela podem manter-se simultaneamente espécies terrestres e aquáticas, sendo possível misturar anfíbios e peixes. Este tipo de setup envolve uma montagem mais elaborada, visto que é necessário garantir que a água está completamente isolada do substrato terrestre (como se verá noutro capítulo).

O paludário: esta montagem é composta por uma parte aquática predominante, sendo a parte emersa composta essencialmente por plantas anfíbias e estruturas como troncos e rochas que emergem da água.


É importante decidir ponderadamente o tipo de montagem que se deseja visto que irá restringir o leque de espécies que se podem manter, tanto de plantas como de animais.

Nos próximos capítulos irei dar indicações de construção para estes 3 tipos de setup, bem como informações de plantas e animais que se podem manter.

Deixo algumas fotos de um aqua-terrário que mantive o ano passado, onde misturei anfíbios arborícolas, ciclídeos anões e camarões de água doce.





Sem comentários:

Enviar um comentário